Solstício de Inverno

O solstício de inverno marca um momento chave da trajetória da Terra ao redor de si mesma. Esse é o momento onde passamos pela noite mais escura do ano, ou seja, o período de escuridão é maior que o período de luz do sol.

Também marca o momento de menor aceleração desse movimento cíclico da posição do eixo da Terra em relação ao sol. A partir de agora esse movimento começa a ganhar velocidade e acelerar rapidamente em direção ao equinócio, momento de maior velocidade. As noites começam a perder espaço e os dias se tornam cada vez maior.

Seguindo o fluxo da natureza que observamos com os olhos, existe um fluxo da natureza que percebemos com nossos corações e interpretamos com a mente. Essa natureza interna também passa por esse ciclo e de forma análoga, nos é feito o convite de pararmos um pouco. Estamos em um momento de olharmos o escuro que há dentro de nós. Esse é um momento de convivermos mais conosco mesmo e perceber a natureza de sombras que existe dentro de todos.

Os antigos celtas contavam uma história a respeito dessa data. Ela começa nos falando da existência de dois irmãos e reis. O rei Azevinho e o rei Carvalho.

O Azevinho é o rei da escuridão, um ancião sábio, bondoso, porém rígido. Ele vive no norte e traz consigo o frio, o gelo e a neve. Vem acompanhado de seus lobos famintos e da própria noite. Hoje é ele quem tem reinado em nossas terras.

O rei Carvalho é o rei da Luz, jovem e esbelto. Caminha por florestas repletas de vida e de lindos gamos cornudos. Ele vive no sul, onde há calor, coragem e dias luminosos onde o sol brilha intensamente.

Como de costume, hoje o rei Carvalho trava uma nova batalha com o rei Azevinho. Ele vem de sua morada armado com toda sua beleza, força e coragem. Vem acompanhado da vida, de cervos vigorosos e da própria luz.

O rei Azevinho luta contra o rei Carvalho, mas já está cansado e toda sua escuridão não é párea para a luz que vem do sul.

O rei Carvalho vence essa batalha e dá início ao seu novo reinado que durará por seis meses. E enquanto isso, Dagda o bom Deus, segue tocando em sua harpa, a música das estações.

Essa história é o que acontece hoje em um mundo além do nosso mundo, mas ligado a ele. E nos mostra que ao mesmo tempo que hoje é um dia de profunda escuridão, é aberto um portal. Uma pequena fresta nessa caverna, por onde começamos a ver a luz entrar.

É um momento de darmos boas vindas a essa luz e calor. Prepararmos nossas sementes para que em breve, no momento certo, sejam plantadas. Sementes físicas, sementes psíquicas, sementes emocionais, sementes de desejos, vontades. Seja qual for a semente que deseja plantar, esse é o momento de reconhecê-la.

Pequeno ritual para solsticio de inverno:

  • Vela (lado direito, masculino)
  • Agua (lado esquerdo, feminino)
  • Flores vivas, casca de Carvalho e folhas de Azevinho
  • Cristais ao norte
  • Papel e caneta
  • Incenso de sua preferência
  • Uma caixa mágica

 

  • Acenda o incenso na chama da vela convidando os espíritos à este espaço sagrado.
  • Medite, silencie a mente e esteja presente.
  • Com a mente silenciada, comece a refletir em todas os seus desejos e vontades. Traga a sua consciência seus projetos para o próximo ciclo. Questione-se: – Por que quero isso? Isso realmente é bom para mim e para minha rede de relações?
  • Permita que seu coração selecione os desejos que são dignos de sua atenção e energia para o próximo ciclo. Ouça sua intuição.
  • Com a escuta ativa, selecione em seu coração a mais deseja. Escreva no papel.
  • Escreva seu desejo de colheita e plantio para semear ao longo deste ciclo que se inicia, os aspectos positivos e as barreiras que irá transpor. Escreva com a verdade de seu coração.
  • Leia em voz alta, conscientize-se de seu caminhar.
  • Guarde este papel na caixa mágica até o Imbolc (2 de agosto) para ser queimado e materializado. Pode deixar junto, pedras, amuletos ou qualquer objeto que acredite trazer força e ajude a materializar esses objetivos.
  • Despeje água na planta para nutrir os seres da natureza e beba o restante para equilibrar as energias internas, o seu corpo.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários! Sugestões são bem-vindas! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: