Momento Presente, Espaço Sagrado

Estar presente, escutar nosso corpo, silenciar a mente e fluir na existência do agora. A meditação é uma prática de integração e respeito ao nosso espaço sagrado, em que, educamos a mente consciente a lapidar reações emocionais e conviver melhor consigo mesmo.

Existem diversas técnicas meditativas, cada uma atua de acordo com sua intenção, porém o propósito é presenciar o momento presente e observar o universo interno de nosso corpo. Com a prática constante de meditação desenvolvemos consciência de nossas emoções, sentimentos e realidade psíquica, gerando harmonia interna.

Há muitos benefícios desta pratica milenar, como: redução do estresse e ansiedade; aumento da satisfação, bem-estar e autoestima; diminuição da insônia e depressão; estímulo da criatividade, inteligência e memória; fortalecimento do sistema nervoso e imunológico; redução da pressão arterial e de dores de cabeça; melhor desempenho no trabalho e concentração para atividades diárias.

Atualmente existem diversos estímulos que nos distanciam de nós mesmos. O entretenimento mental induz a falta de clareza interior. Cria um consumo de emoções e realidade externa a nós. Desta forma, esquecemos de olhar para quem somos, nos perdemos de nossa identidade essencial.

A meditação é uma prática que induz as ondas cerebrais a oscilarem em baixas frequências, como ondas alfa e theta. A tranquilidade nos impulsos eletromagnéticos cerebrais geram estímulo da felicidade, do prazer e da concentração. Elimina a dispersão mental e traz a consciência ao momento presente, que é o único momento que existe.

Uma boa técnica para iniciantes é a Meditação Anapana que aprendi no retiro Vipassana.

Encontre uma posição confortável em sua cadeira ou sentado no chão.

Mantenha seu corpo sustentado e relaxado. Relaxe todos os pontos de tensão em seu corpo, observe ombros, coluna e pernas.

Feche os olhos e permita a respiração acontecer naturalmente, observe a quantidade de ar que entra naturalmente. Nesta prática não há a necessidade de pranayama (controle da respiração no yoga) apenas permita o ar entrar e sair naturalmente.

Traga sua consciência para a área que vai do ponto entre as sobrancelhas até a parte superior dos lábios. Conscientize-se de todas as sensações que acontecem nesta região triangular.

Esteja consciente das sensações, sem criar julgamentos de sua natureza. Aceite a realidade que as sensações surgem para desaparecer, não existe a permanência. Mantenha a observação atenta às sensações na área triangular que inicia no ponto entre as sobrancelhas e vai até a base na parte superior dos lábios.

Observe sensações na área interior do nariz, observe o fluxo de ar que entra. Sinta o ar entrar em suas narinas. Observe as sensações na área externa do nariz. Sem julgar sua natureza, apenas observe e mantenha sua consciência íntegra à esta região triangular. Sinta o toque do ar na parte inferior à saída das narinas e superior ao lábio, sinta sua temperatura, sinta suas sensações.

Mantenha sua consciência focada nesta região triangular o tempo que se permitir. Apenas mantenha sua atenção integral à esta região, concentre-se e observe as sensações. Há todo instante temos sensações corporais, esteja presente e observe.


O Portal Espiralando ao Ventre – Retorno às Raízes da Vida inicia o desafio de 21 dias praticando meditação diária.

Essa prática não tem tempo pré-determinado, pode ser praticada por 10min ou 1h. O importante é silenciar a mente, harmonizar as ondas cerebrais e equalizar a frequência interna.

Fotografe e compartilhe sua rotina de meditação e utilize a hashtag #meditacao21dias nas redes sociais.

Referências:

http://meucerebro.com/meditacao-beneficios/

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários! Sugestões são bem-vindas! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: